Tarefas e atribuições da Gestão Ambiental Empresarial
São as seguintes tarefas e atribuições da Gestão Ambiental Empresarial:
- Definir política/diretriz ambiental para a empresa holding/matriz e demais unidades.
- Elaborar objetivos, metas e programas ambientais globais e específicos para ação local.
- Definir a estrutura funcional e alocar pessoas qualificadas.
- Organizar um banco de dados ambientais.
- Montar um sistema de coleta de dados ambientais definidos por unidade.
- Medir e registrar dados ambientais, por exemplo:
consumo de água, energia e combustível;
geração de resíduos, lixo e despejos;
emissões e imissões de poluentes;
consumo de diversos (papel, impressos, plásticos, produtos de limpeza, etc).
- Elaborar relatórios ambientais específicos de áreas críticas (pode envolver análise de risco).
- Fazer um inventário de leis, normas e regulamentações ambientais.
- Fazer inspeções ambientais isoladas em unidades críticas.
- Implantar e fazer monitoramento ambiental.
- Elaborar e implantar programas de gestão ambiental.
- Implantar e executar treinamento e conscientização ambiental em diferentes setores e níveis organizacionais.
- Divulgar informações e resultados ambientais para mídia e propaganda.
- Definir e implantar prêmios e concursos ambientais internos e externos.
- Elaborar e divulgar orientações ambientais para fornecedores, consumidores, funcionários e acionistas.
- Fazer a avaliação de impactos ambientais nos termos legais para implantação, operação, ampliação ou desativação de empreendimentos.
- Emitir relatórios de desempenho ambiental.
- Propor e executar ações corretivas.
- Fazer auditoria ambiental espontaneamente e/ou por exigência legal.
É recomendável que a organização defina suas prioridades ambientais, os objetivos e as responsabilidades para que o sistema de gestão ambiental e as atividades diárias a ela relacionadas realmente possam ser viabilizadas.
Fonte: Ambiente brasil